Cronograma Capilar - Hidratação, Nutrição e Reconstrução - 11 itens

R$ 589,90
R$ 589,90
Descrição do produto

O que é Cronograma Capilar?


Cronograma capilar é uma rotina de cuidados que intercala três tipos de tratamento: hidratação, nutrição e reconstrução. Na hidratação, o objetivo é devolver a água perdida dos fios. A fase de nutrição serve para repor os lipídeos. Já a reconstrução é etapa que faz a reposição de massa na fibra capilar.


A ordem dos tratamentos vai variar de acordo com a necessidade e nível de dano do seu cabelo. Portanto, o cronograma serve para criar um plano de tratamento capilar personalizado.


Quem pode fazer o cronograma capilar?


Todos os tipos de fio, dos lisos aos crespos, podem receber essa rotina de cuidados com o cabelo. Os cacheados, crespos e afro, inclusive, demandam um cuidado especial por conta do formato do cacho, que dificulta o percurso da oleosidade da raiz até as pontas. Essa particularidade necessita de reforço da nutrição para entregar a oleosidade para o comprimento e as pontas.


O cronograma capilar também é super indicado para quem está em transição capilar, usa chapinha ou fez procedimentos químicos. Então, se você fez progressiva, luzes ou pinta o cabelo, essa é a solução para recuperar os fios e deixá-los ainda mais bonitos e saudáveis!


Conheça as etapas do cronograma capilar


Hidratação


A hidratação é a etapa mais conhecida do cronograma capilar. Ela tem a função de devolver água para os fios e combater o ressecamento. Isso ajuda a trazer mais maciez, brilho e movimento para o cabelo.


Nutrição


A nutrição serve para devolver lipídios para o cabelo. Ou seja, ela ajuda a repor os óleos que protegem o fio de diversos tipos de agressões. Com a nutrição em dia, o fio fica mais alinhado e com as cutículas seladas, o que acaba ajudando a manter a hidratação.


Reconstrução


Após procedimentos químicos, o cabelo pode ficar mais poroso e quebradiço. Nesses casos, a etapa de reconstrução funciona para ajudar a restaurar a fibra capilar, repondo proteínas essenciais, como a queratina.


Como começar?


Faça o teste de porosidade!


Antes de começar a comprar produtos e fazer os tratamentos, é importante compreender como saber o que o cabelo precisa no calendário capilar. O ressecamento é fácil de ser identificado: os fios ficam sem brilho, sem movimento e ásperos ao serem tocados. Nesse caso, há a necessidade de hidratação.


Para cabelos com fios muitos arrepiados e que embaraçam demais, é provável que o fio precise repor lipídeos por meio da nutrição. Já em casos em que o cabelo passou por procedimentos químicos recentemente que deixaram os fios frágeis e porosos, é melhor apostar na reconstrução.


Outra forma de analisar isso é pelo teste de porosidade, um método fácil e rápido de entender a saúde do fio. O passo a passo é muito simples. Pegue um copo transparente e encha-o com água filtrada. Depois, passe a mão no cabelo para pegar algum fio que esteja solto. Coloque o fio dentro do copo com água e aguarde 3 minutos.

O resultado do seu teste vai depender de onde seu fio se manteve no copo. Confira abaixo os diagnósticos para cada posição.


1. Na superfície

O fio boiando na superfície do copo quer dizer que ele precisa de hidratação. Portanto, você precisa intensificar o uso de máscaras de hidratação durante o cronograma.


2. No meio do copo

Isso significa que o seu cabelo está com média porosidade: ele está hidratado, mas precisa de mais nutrição. Procure usar cremes e máscaras com óleos nas suas fórmulas, que são fundamentais na hora de nutrir as fibras.


3. No fundo

Se o fio se afundou totalmente, o seu cabelo está com alta porosidade, ou seja, ele necessita de reconstrução. Suas cutículas (parte externa do fio) estão abertas e danificadas, mas o uso de máscaras potentes pode ajudar a recuperá-las.

Nesse caso, é importante lembrar que o ideal é fazer a reconstrução a cada 15 ou 30 dias, e sempre depois da hidratação e nutrição.


Como montar um cronograma capilar?


Para começar, vale entender qual a ordem dos tratamentos do cronograma capilar. Via de regra, é hidratação/nutrição/reconstrução, mas tudo vai depender das necessidades do fio.

O seu plano de tratamento capilar será feito em 3 dias por semana. O ideal é ter um intervalo de 48 horas entre cada etapa. Por exemplo: se você lavar o cabelo na segunda-feira, a próxima lavagem será na quarta, depois na sexta.


Confira, abaixo, as tabelas de cronograma para cada necessidade.


Calendário de hidratação


Se o seu cabelo precisa de mais hidratação, o calendário do seu cronograma capilar ficará assim:

Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 2: hidratação, hidratação e nutrição

Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução


Calendário de nutrição


Seus fios estão pedindo por nutrição? Então, invista nessa sequência:

Semana 1: nutrição, hidratação e nutrição

Semana 2: nutrição, nutrição e hidratação

Semana 3: nutrição, hidratação e nutrição

Semana 4: nutrição, hidratação e reconstrução


Calendário de reconstrução


Se seus cabelos estão danificados e precisando de reconstrução, siga essa ordem de tratamentos:


Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 2: hidratação, nutrição e reconstrução

Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução.


Ainda tem dúvidas sobre como usar corretamente nossos produtos? Envie uma mensagem para comercial@formulabravo.com

Receba promoções e novidades